Engenharia de Computação - Campus Pau dos Ferros

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação da UFERSA e é de suma importância na formação do discente, pois proporciona a experiência em pesquisa e/ou extensão mediante a produção de um trabalho de caráter técnico-científico que sintetize e integre os conteúdos vistos ao longo do curso.

O trabalho de conclusão de curso é regido para Resolução CONSEPE/UFERSA Nº 003/2019.

No semestre em que o discente desejar defender o seu TCC ele deve enviar, à coordenação de curso e em prazo designado por essa, o seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. O projeto de TCC deverá estar assinado eletronicamente pelo discente, orientador e co-orientador (caso haja). Após isso, o colegiado de curso delibera pela aprovação ou não do projeto de TCC. Caso aprovado, o aluno é matriculado no componente curricular de TCC e inicia suas atividades.

Após finalizado o trabalho de TCC, o professor orientador deverá marcar a banca de defesa, que poderá ocorrer presencialmente ou virtualmente. A banca deverá ser composta por, no mínimo, três membros, sendo que o orientador do trabalho deverá ser o presidente da banca de defesa. A quantidade máxima de membros da banca é cinco. Em TCCs em que haja co-orientador, esse poderá ou não participar da banca de defesa.

Após finalizado a banca de defesa, o professor orientador deve elaborar a ata de defesa de TCC e todos os membros da banca devem assinar eletronicamente. Após isso, o orientador anexa a ata de TCC no SIGAA, informando o resultado final da banca.

Ao discente, caso tenha seu TCC aprovado, deverá efetuar as correções designadas pela banca, gerar a ficha catalógráfica, gerar e solicitar a assinatura dos membros da banca na folha de aprovação. Somente após a inserção da ata de TCC no SIGAA pelo orientador, o discente deverá enviar o seu TCC à biblioteca, de forma que esse fique arquivado no acervo da UFERSA. O envio do TCC à biblioteca deve ser feito através do link: https://paudosferros.ufersa.edu.br/entrega-do-trabalho-de-conclusao-de-curso/

O aluno deverá realizar as atividades do seu TCC durante o corrente semestre, não sendo permitido que o discente se matricule em TCC em um semestre e defenda somente no subsequente. Se o discente não defender o TCC no semestre corrente, ele será reprovado e no semestre subsequente, deverá enviar novamente o seu projeto de TCC à coordenação de curso.

Documentos e Modelos

• Projeto de TCC: Word ou LaTeX
  • Trabalho de Conclusão de Curso utilizado na UFERSA: Word ou LaTeX
  • Ata de Defesa: Word ou clique aqui para ir para o sistema de Geração de Atas.
Atenção: Devido à Lei Geral de Proteção de Dados, todos os documentos devem ser assinados eletrônicamente utilizando o gov.br.

Atribuições

Cabe ao orientador do trabalho:

1. Orientar a escrita do projeto de TCC e realizar a assinatura desse documento eletronicamente;
  2. Agendar a defesa do discente;
  3. Gerar a ata de defesa e cadastra-lá no SIGAA;
  4. Assinar os termos de compromisso requisitados pela biblioteca.

Cabe ao orientando:

1. Enviar o projeto de TCC à coordenação de curso no prazo designado por essa já com todas as assinaturas eletrônicas.
  2. Efetuar as correções solicitadas pela banca;
  3. Gerar e solicitar as assinaturas da folha de aprovação do trabalho aos membros da banca;
  4. Depositar o seu TCC na biblioteca.

Envio de Projeto de TCC

O envio do projeto de TCC deverá ser feito de forma eletrônica, através do e-mail da coordenação de curso. As instruções para o envio do projeto de TCC são enviadas à todos os discentes no inicio do semestre via e-mail institucional.

1 de agosto de 2023. Visualizações: 316. Última modificação: 03/08/2023 21:53:28