Caso o/a discente tenha publicado um artigo científico em periódico, esse pode ser aproveitado como trabalho de conclusão de curso. O aproveitamento se dará mediante processo junto ao Colegiado de Curso que observará a pertinência quanto:
- Se o artigo foi publicado no interstício em que o discente possui matrícula ativa no curso de Engenharia de Computação;
- Qualis mínimo do periódico em que o artigo foi publicado – serão válidos apenas artigos publicados em Qualis A ou B;
- Correlação da área de conhecimento;
- Se existe um docente da UFERSA como um dos autores do artigo, atuando na figura de orientador do trabalho;
- Contribuições relevantes do artigo publicado em relação ao TCC defendido pelo discente em curso de primeiro ciclo, caso o discente seja oriundo dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) ou Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação (BITI) da UFERSA. Será analisado se há mais do que 30% de novidade em relação ao TCC defendido em BICT ou BITI.
O colegiado de curso indicará uma banca, composta por três docentes da UFERSA, que avaliará o artigo em termos dos critérios acima. Após isso, o discente poderá ser:
- Aprovado.
- Reprovado. Essa situação ocorre quando não são verificados os requisitos mínimos ao processo.
Abertura do Processo
Deve-se abrir o processo no setor de protocolo (protocolo.pdf@ufersa.edu.br) com os seguintes documentos:
- Requerimento Padrão (preenchido e assinado);
- Artigo científico completo;
- Extrato Qualis do periódico em que o artigo foi publicado. Utilizar sempre a maior classificação do quadriênio na plataforma Sucupira no interstício em que o discente esteve vinculado ao curso de Engenharia de Computação;
- Carta de declaração do professor orientador do trabalho. O modelo pode ser encontrado aqui;
- Caso o discente seja aluno oriundo dos cursos de BICT e de BITI da UFERSA, deve-se incluir o TCC desenvolvido nesses cursos, bem como um documento (clique aqui para obter o modelo) informando que novas contribuições foram desenvolvidas no artigo em relação ao TCC;
- Histórico atualizado;
ATENÇÃO!! A documentação deverá ser no formato PDF, em um único arquivo (formato único) e que a primeira página do arquivo, obrigatoriamente, deverá ser o Requerimento padrão. Deverá obrigatoriamente constar no escopo do e-mail o seu nome completo, CPF e a Unidade de Destino (no caso a coordenação do curso a que você pertence).